Morar sozinho é um grande desafio e traz diversas responsabilidades seja para administração do trabalho com as atividades domésticas ou continuar com alimentações balanceadas e saudáveis na correria do dia a dia. Por isso, vou te mostrar agora uma maneira econômica de organizar as suas refeições sem abrir mão da nutrição e do sabor de forma muito prática e aproveitando seu tempo e dentro do seu orçamento.
1. Entenda suas Necessidades
O primeiro passo é tirar um tempo para entender o que irá compor o seu cardápio semanal e pensar nas seguintes questões:
- Quantas refeições por semana você precisa preparar? Você deve considerar café da manhã, almoço, janta e lanches da manhã e tarde se você normalmente consome 5 refeições por dia.
- Qual é o seu orçamento mensal para alimentos? Determinar o orçamento máximo que você pode destinar para as refeições será seu norte para as refeições que você irá fazer.
- Quais são suas preferências alimentares e restrições dietéticas? Adaptar sua alimentação com suas preferências e restrições alimentares é um dos pilares para manter a rotina de organização.
2. Crie um Plano Semanal
Uma vez posto em prática as dicas acima, basta dar início ao planejamento para criar um plano de refeições semanal.
- Café da manhã: Considere opções como iogurte com frutas, aveia, ou pão integral com queijo.
- Almoço e jantar: Escolha pratos variados e nutritivos. Exemplos incluem saladas, pratos com legumes e proteínas, e sopas.
- Lanches: Frutas, cereais como aveia e iogurtes são ótimas opções.
3. Faça uma Lista de Compras Inteligente
Com as refeições pensadas para a semana, é hora das compras, ao encher seu carrinho, pense sempre no grupo de alimentos. Uma forma de diversificar as suas refeições, é sempre comprar pelo menos 3 tipos de cada alimentos.
- Carboidratos: Leve em consideração em comprar leguminosas que são econômicas, versáteis e podem ser utilizadas de diversas formas como Arroz, feijão, lentilhas e grão-de-bico.
- Proteínas: Escolhas pelo menos três tipos de proteínas como Ovos, peito de frango, atum enlatado e cortes de cartes (patinho, musculo etc.).
- Legumes e Verduras: Compre itens da estação para economizar e garantir frescor, ainda pensando na regra dos três.
- Produtos Básicos: Temperos, azeite, e outros condimentos podem transformar pratos simples em refeições saborosas.
4. Prepare em Lotes
Separar algumas horas em um único dia para preparar as refeições de uma única vez para economizar e poupar tempo durante a semana tendo mais praticidade.
- Prepare porções grandes de alimentos básicos, como arroz e feijão, e armazene em porções individuais no congelador.
- Cozinhe proteínas em grandes quantidades e use-as ao longo da semana em diferentes pratos, deixando-os para temperar no momento do uso.
- Faça receitas que podem ser armazenadas e reutilizadas, como sopas e ensopados.
5. Aproveite o Congelamento
A criação de marmitas é o ponto alto da economia e praticidade para quem mora sozinho, já que o congelamento dos alimentos facilita a conversão dos alimentos e evita o desperdício:
- Porções individuais de refeições completas, com as porções que serão consumidas devidamente separadas.
- Frutas e vegetais que estão começando a ficar maduros para usá-los mais tarde em batidas, vitaminas ou receitas.
Conclusão
Planejar suas refeições de maneira econômica quando você mora sozinho não precisa ser uma tarefa árdua. Com um pouco de organização e criatividade, é possível criar uma dieta variada e saborosa sem comprometer seu orçamento. Lembre-se de ajustar seu plano conforme necessário e não hesite em experimentar novas receitas e técnicas. Com o tempo, você encontrará o equilíbrio perfeito entre economia e prazer na cozinha.
E se precisar de uma entrega rápida e gratuita de gás de cozinha em Feira de Santana, conte com a Fabgás Distribuidora. Entre em contato pelo whatsapp 75 982041379.
Não perca nossas próximas sugestões incríveis!